Home Pesquisas

Estrutura Espacial e Questão Regional na América do Sul

Área de atuação: Integração Sul-americana
Situação: Terminado  
Líderes do projeto:  
Inicio: 2006-03-30 Termino: 2009-02-28
Descrição:

O Mercado Comum do Sul (Mercosul), formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, foi instituído através do Tratado de Assunção em 1991. Desde então, pouco se avançou quanto à profundidade do efetivo processo de integração regional, que ainda está muito longe da União Aduaneira prevista para 1994, porém ampliou-se bastante a sua área de abrangência, com a entrada de vários membros-associados, como o Chile (1996), Bolívia (1997), Perú (2003) e Venezuela (2004) , culminando, em dezembro de 2004, com a proposta de criação de uma Comunidade Sul-Americana de Nações.

 

 

O processo de integração sul-americano tem apresentado avanços importantes a partir da década de 1990, apesar das pressões geopolíticas e geoeconômicas internas e externas contra a sua efetivação, entretanto também recuos podem ser encontrados – principalmente nas freqüentes disputas comerciais entre os dois principais parceiros do bloco: Brasil e Argentina. Tais contradições estão presentes tanto nos acordos bilaterais de alguns países sul-americanos com parceiros de outros blocos econômicos, o que tem enfraquecido o multilateralismo continental, como na tentativa norte-americana de impor o "fast track" como mecanismo de implantação acelerada da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), inviabilizando o cronograma de ajustes necessários para a consolidação do Mercosul.

As regionalizações disponíveis até o presente momento atendem às demandas nacionais de gestão do território e   de correção das disparidades interregionais de renda na escala de cada economia nacional. Com o intuito de reduzir estas assimetrias, expressar as novas tendências territoriais e compatibilizar a estrutura regional no Mercosul, sugere-se a seguinte configuração regional. RegioMercosul

 

Copyright © 2018 Claudio A. G. Egler. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.